Pontos & Notas

CANVAS Seu Modelo de Negócios desenhado literalmente

Uma empresa deve tomar uma decisão consciente sobre quais segmentos quer servir e quais segmentos quer ignorar

Alexander Osterwalder (BMG)

Business Model Canvas é uma ferramenta de planejamento estratégico que permite esboçar modelos de negócio novos ou existentes, de forma dinâmica e até mesmo divertida, com intuito de planejamento, reposicionamento e inovação. Foi idealizado e desenvolvido por Alexander Osterwalder quando cursava Doutorado na Universidade de Lausanne, na Suíça, em 2004, e posteriormente aperfeiçoado em cocriação com mais de 200 pessoas, em trabalhos presenciais e online, que gerou o livro Businnes Model Generation – Inovação em Modelo de Negócios.

A ferramenta é uma tela (canvas), separada em nove blocos, que incentiva a inovação, prototipação do negócio e cocriação (criação colaborativa), uma vez que a criação se dá através de conversas abertas que percorrem os 4 pilares da gestão empresarial: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. É possível visualizar diversas áreas de um negócio, mas de forma interligada. 

À primeira vista o Business Model Canvas parece um simples diagrama. A facilidade de análise que ele traz só passa a ser realmente compreendida à medida que começarmos a visualizar exemplos e a utilizá-lo em nosso dia-a-dia, funciona como um mapa visual que traz maior dinamismo no tripé que permeia os negócios: produto – processo – pessoas, possibilitando uma visão sistêmica da empresa e do negócio, buscando a solução de problemas reais e não apenas da aparência do problema, com a vantagem de que todo o negócio pode ser visualizado em uma única página.

O Canvas pode ser utilizado em inúmeras situações, pensando o atual ou novo negócio e/ou produto, podendo ser adaptado a diversos segmentos e portes empresariais. Uma vez definido qual será o negócio e/ou produto, se analisa cada um dos nove blocos através de perguntas:

Preposições de Valores: Quais benefícios a empresa oferece a seus clientes? Porque a empresa não é igual ao seu concorrente principal?

Segmentos de Clientes: Que clientes a empresa pretende servir? Porque segmentos aparentemente óbvios devem ser ignorados ou memorizados?

Canais: Como a empresa se comunica com seus clientes e entrega sua proposta de valor?

Relacionamento com Clientes: Quais relacionamentos sua empresa estabelece com os seus clientes?

Atividades-chave: Quais são as atividades mais importantes a serem desenvolvidas para que a empresa implemente e seja eficiente em seu modelo de negócio?

Recursos: Quais são os recursos (ativos) mais importantes para que o modelo de negócio planejado funcione?

Parceiros: Quais são os parceiros essenciais para que o modelo de negócio seja adotado?

Custos: Quais os custos (despesas fixas e variáveis, fundos de reserva, etc.) que a empresa terá para efetivar o modelo de negócio?  

Receitas: Quais são as fontes de receitas da empresa? Haverá divisão com produtos de flanco?

A facilitação de uso da ferramenta propicia resultados mais positivos, uma vez que traz experiência na sequencia de análise dos blocos, bem como explica quais os ângulos a serem observados em cada um dos blocos.

Definitivamente o Business Model Canvas é uma ferramenta que auxilia no planejamento estratégico de todo e qualquer negócio, merecendo lugar de destaque no core empresarial.