Pontos & Notas

Tipos de Site

Quando montamos nossa empresa, queremos que ela seja vista pelo maior número de clientes possível, por isso nos preocupamos em ter um bom logotipo, em manter o ambiente sempre agradável e profissional, com uma bela fachada que seja chamativa, mas que tenha bom gosto e represente a empresa. Quando pensamos no meio digital, a ideia deve ser a mesma, mas com algumas alterações que este meio exige.

Para apresentar uma empresa no meio digital, precisamos de um site, mas um site por si só não basta, devemos pensar no tipo de site que queremos que represente a nossa empresa. Primeiramente devemos pensar o que queremos transmitir nos meios digitais e o que podemos fazer para que isso ocorra.

Assim como para abrir uma fechadura uma chave é mais eficiente que uma televisão de última geração, cada tipo de site tem um visual e funcionamento mais específico para determinada função. Aqui poderíamos descrever vários tipos de sites, mas vamos nos ater ao principais e maiores grupos:

Institucional:  Um site institucional é um cartão de visitas da sua empresa. Imagine que quando você entrega o seu cartão de visitas, você também interage com a pessoa a quem o cartão foi entregue, falando um pouco sobre a sua empresa, e gerando interesse sobre ela. Um site institucional deve realizar esta interação a quem o acessa. Também deve conter dados mais profundos da empresa, dando segurança à pessoa que acessou, facilitando assim a compra do seu produto, serviço ou ideia.  

E-commerce: O e-commerce é um comércio virtual, ou seja, o seu intuito é de vendas. Por mais que o e-commerce tenha dados da empresa, eles não estão em destaque, mas servem para dar segurança na hora da compra. Tem sempre como destaque os produtos ou serviços, possuem na grande maioria dos casos formas de pagamento, valores e formas de entrega, onde o usuário pode realizar a compra sem sair de casa.  

Blog: Tem como objetivo a divulgação de informação, possuem um conteúdo atualizado sobre um tema ou empresa, apresentando as últimas notícias sobre ou esclarecimentos sobre os elementos que a empresa trata, podem variar desde como utilizar melhor o produto, até a inovações do mercado de determinado serviço.  

Portfólio: o diferencial do portfólio é a divulgação com foco em clientes ou trabalhos já realizados e de destaque. Aqui o objetivo é mostrar um histórico dos melhores trabalhos e informações profissionais.  

Agora que conhecemos um pouco mais sobre os tipos de sites, podemos ter uma ideia melhor de como alcançarmos nossos objetivos, o que não sabemos ainda é quais são as necessidades de cada um dos tipos de sites. Assim como a nossa loja física precisa de manutenção um site também deve ter sua manutenção e cuidados. O mais delicado dos tipos de sites citados é o e-commerce, pois geralmente lida com dados sigilosos dos clientes, sem falar que a empresa não pode vender o que não tem, logo um sistema de controle de estoque deve estar ligado ao e-commerce e sempre atualizado; um blog, precisa de conteúdo novo com uma boa frequência, como o seu objetivo é informar sobre assuntos atuais, se ele não for atualizado seus visitantes vão diminuir e procurarão outra fonte de informação, o portfólio e o site institucional são os que precisam de de menor constância em atualização de conteúdo (o portfólio precisa de maior atualização que o institucional) e não possuem dados sigilosos ou necessidade de um sistema auxiliar ligado a eles.

Sabemos então que existem tipos de site, cada tipo serve para um objetivo, e sabemos que todo o site exige manutenção, uns mais outros menos; mas qual a razão de termos diferentes tipos de sites? Não poderíamos ter um site institucional com venda de produtos e informações sobre as novidades da área? A resposta é sim, poderíamos, porém não da forma que você está pensando.

Imagine um grande hipermercado, que vende desde alimentos a itens de cama, mesa e banho; tamanha disposição de produtos exige que você percorra uma certa distância para achar o que deseja, agora imagine que este hipermercado também vende carros, casas, seguros, viagens, etc, já estamos com um estabelecimento maior que muitos shoppings, são tantas coisas diferentes para ver que chegamos no seguinte ditado: “quando tudo é prioridade, nada é prioridade”, ou seja, sem foco, teremos clientes diversos que precisam de ações específicas de marketing que não serão atingidos por essas ações, no fim o hipermercado some no meio da confusão e o local se torna um ponto confuso para os consumidores. O mesmo acontece com os sites se colocarmos tudo de tudo em um mesmo lugar.

Cada tipo de site possui uma organização de conteúdos que de forma visual tem uma teoria de marketing de fundo, uns tem apelo visual para imagens, outros, para preços, alguns para emoção, etc. Cada tipo de site tem seus setores e conteúdos para estes setores. Podemos até combinar tipos de sites, mas com muito cuidado e a cada combinação devemos rever todo o site como uma unidade que deve ter um sentido e lógica. O conteúdo, a forma como é apresentado, sua disposição eu objetivo que a empresa quer alcançar devem ser claros para que o cliente se sinta confortável. Um cliente que se sinta confortável, e acolhido pela empresa, está mais propenso a comprar produtos ou serviços.