Pontos & Notas

Comunidade Empresarial

Comunidade Empresarial fortalecida é vantagem para todos

A experiência demonstra que a comunidade empresarial se ocupa, a maioria das vezes, em identificar concorrentes ao invés de parceiros! A falta de empenho em estabelecer um relacionamento saudável dentro de uma comunidade empresarial, e ainda entre a comunidade empresarial e a comunidade local, é uma atitude que não traz nenhum tipo de benefício pois “poda possibilidades ao invés de gerar possibilidades”. Um dos melhores exemplos dos benefícios de uma  comunidade empresarial fortalecida é a feira livre!

Vemos Feiras livres em todas as cidades e sempre com as mesmas características. Todos os feirantes se conhecem, se você procura determinado produto em uma barraca e não encontra o próprio feirante lhe dirá em qual barraca você encontrará! E ele te indicará porque é muito importante que você encontre tudo o que precisa naquele local, pois hoje não comprará dele, mas na próxima semana sim, já que você continuará frequentando a feira!

Por mais que todos os produtos da feira livre sejam similares, há diferenciação de preços, atendimento, qualidade e até mesmo localização das barracas! A barraca um pouco mais cara leva suas compras até o carro ou casa, a outra tem o atendimento mais simpático, outra te conhece e chama pelo nome e pergunta da família. Feira livre é uma experiência de concorrentes parceiros que funciona por terem a característica de fortalecimento de uma comunidade.

O conceito de comunidade empresarial fortalecida não é algo novo e seus benefícios já são observados em diversos movimentos que utilizam estes princípios, como: “Compre do Local”, “Compre do Pequeno”, círculos de economia solidária ou de economia sustentável, cooperativas e até mesmo associações.

Em várias partes do mundo os benefícios da comunidade empresarial está sendo explorado, principalmente frente a concorrência de grandes empresa multinacionais e a internet. A concorrência não é algo negativo, pelo contrário, nos motiva a melhorar o nosso serviço e eficiência, porém grandes empresas têm mais recursos para enfrentar os concorrentes:  nome estabelecido, forma de trabalho padronizado e um aporte financeiro superior; fazer frente a uma multinacional não é uma tarefa fácil para se fazer sozinho, mas fica menos difícil se tivermos colaboração de nossos pares.

Só as empresas locais conhecem bem a história da sua região, sabem como são e quem são seus consumidores, têm contato diário com o seu público alvo. Ter vantagens perante grandes empresas e manter a informação para si é brigar por migalhas enquanto outros comem o bolo. Se pergunte porque ainda existem feiras se você pode comprar tudo o que tem lá em hipermercados?  Porque as feiras atraem turistas e compradores fiéis? Estas respostas são a chave para entender o poder de uma comunidade empresarial, agora só falta uma pergunta que você deve fazer: porque você ainda não organizou a sua comunidade empresarial?