Pontos & Notas

PROPÓSITO: como é a sua alma empresarial

PROPÓSITO, em um nível pessoal, é o que dá sentido à vida e nos move adiante. Aquilo que nos faz acordar mais motivados para trabalhar: não apenas porque estamos sendo bem pagos, mas porque sinceramente sentimos que fazemos a diferença no mundo. É um botãozinho de sorrisos, felicidade e orgulho em saber que está fazendo algo importante para todos.

Propósito é o significado maior que organiza todos os outros relacionados a uma marca corporativa, é a declaração do por que (e como) a empresa pretende contribuir para a humanidade.

Propósito ≠ Missão ou Valor

MISSÃO demonstra “o que” e “como” a empresa faz, enquanto VISÃO explica “aonde ela quer chegar”.

PROPÓSITO explica “porque” ela existe

Propósito também entra na série “palavras da modinha”, mas não é modinha! É uma capacidade de olhar dentro de si e reconhecer qualidades e defeitos, e como eles impactam no exterior.

Maurício Benvenutti, no livro AUDAZ – As 5 Competências Para Construir Carreiras e Negócios Inabaláveis Nos Dias De Hoje, relaciona propósito como uma característica da primeira competência: causar Impacto!

“Ter um propósito é o primeiro passo para causar impacto. Para mobilizar as pessoas de tal modo que a busca isolada por lucros não é capaz de fazer. Pois propósito não significa dinheiro, poder ou prestígio. Nem mesmo um ambiente divertido de trabalhar. Propósito significa construir significado. Compartilhar valores. Alimentar o ser humano com o combustível que verdadeiramente o faz andar.

(…)

É a base para perpetuar princípios, valores e convicções. Enfim, é a crença fundamental de tudo o que você faz.”

A empresa que não reconhece o seu propósito não consegue se alinhar a uma motivação para perseguir seus objetivos não financeiros. O propósito verdadeiro e palpável dá um motivo tangível para o fazer do planejamento estratégico, para que as decisões tomadas sejam efetivamente executadas. Enquanto a missão descreve o negócio, a visão indica onde a empresa estará futuramente e os valores dão base à cultura, o propósito inspira e dá orientação prática e objetiva o porque as tarefas precisam ser feitas de uma determinada forma (compliance, cocriação, empatia, sustentabilidade, reciprocidade, etc.).

Mas como criar um propósito verdadeiro e palpável? Antes de mais nada, pense no que você faz e qual parte desse pensamento te faz sorrir! Percebeu? Esse é o seu diferencial, autêntico e verdadeiro Passo 1, OK!

Para o Passo 2, componha uma mensagem simples, clara e confortável para o seu propósito, pois se você não conseguir comunicar a mensagem, é sinal que a mensagem é confusa e não atingirá o objetivo de mobilizar pessoas e recursos.

Mas de nada adianta TER um propósito se ele não for compartilhado, compreendido e aceito! È necessário que a equipe esteja engajada com o propósito, assim, contrate pessoas que compartilhem do seu propósito e certifique-se disso na fase de recrutamento e seleção! Seja claro durante a contratação e espalhe o propósito sempre que possível, isso atrairá semelhantes! Com isso você tem o passo 3: equipe engajada com o propósito!

E para garantir a eficácia da comunicação da mensagem, mensure o desempenho dos empregados antes e após a implantação do propósito. Seja levantamento de dados de produtividade, turn over ou índice de felicidade, não importa qual seja o índice mensurado, o que importa é que seja mensurado o desempenho!

Agora, faça a união entre seu propósito àquilo que você entrega ao cliente, o benefício real, e terá em mão algo que o ninguém mais tem! É fácil, não! Eu sei! Mas não é impossível.

Criar valor social e econômico com propósito é uma das maiores dificuldades empresariais atualmente, tem que quebrar paradigmas, examinar a cultura organizacional e ter humildade para reconhecer falhas, analisar os stakeholders e escolher aqueles que também estejam alinhados aos seus propósitos e valores! É literalmente chacoalhar a rede empresarial de apoio e ver o que cai e o que fica. Mas é primordial saber que o propósito é que realmente ajudará neste autoconhecimento corporativo.