Pontos & Notas

Rede de Apoio Empresarial

O conceito de rede tem diversos significados, mas o sentido mais amplo que temos é o de uma estrutura que tem um padrão que a caracteriza e que possibilita a inter-relação dos seus nós. Tal qual uma teia de aranha, uma rede de diferentes linhas que se interligam. Já apoio é aquilo que sustenta algo, que ajuda a manter.

Uma rede de apoio é uma estrutura que dá algum tipo de proteção e amparo a algo ou alguém, como vemos no caso de redes de apoio à maternidade ou à mulheres vítimas de violência doméstica.

 No caso, a REDE DE APOIO EMPRESARIAL se refere a um conjunto de empresas, organizações ou entidades que trabalham de maneira sincronizada para colaborar com uma comunidade empresarial, para que todos se fortaleçam conjuntamente. A rede não tem tamanho, pode ser um bairro, uma cidade, algumas empresas localizadas no mesmo quarteirão, empresas do mesmo segmento ou não... O que faz a rede não é o tamanho, mas sim a forma que ela atua!

Mas a rede não é simples de existir, de se formar e principalmente, de permanecer unida.

Há necessidade de pertencimento entre os membros da rede! Há necessidade que os integrantes se reconheçam naquele lugar de comunidade, onde por vezes apoia e por vezes é apoiado!

Ainda, a rede precisa ser alimentada, literalmente! Insights, ideias mirabolantes, casos inspiradores e acima de tudo a confiança em dizer: eu falhei! Afinal, aprendemos mais nas falhas que nos acertos!

E aqui reside a principal base da rede de apoio: ausência de julgamento!

Quando um empresário vê no outro a confiança em falar abertamente onde errou e o que aprendeu, tem-se a rede de apoio! Aqui se diferencia os concorrentes do parceiro comercial, mesmo que sejam atuantes no mesmo segmento! Quando falamos em parceiros comerciais não são apenas aqueles que atuam diretamente a favor do seu negócio, mas àqueles que atuam a favor da comunidade empresarial!

No Brasil, fazem parte desse cenário de comunidade empresarial os setores de artes cênicas, música, arquitetura, design, gastronomia, cultura popular, artesanato, entretenimento e eventos, que habitualmente buscam atuar em conjunto.

Podemos ver essas comunidades quando pensamos em coworking, food parks, feiras de modo geral e festivais de teatro, mas dificilmente vemos isso em uma comunidade mais abrangente, como uma cidade que se une para fomentar uma cultura turística, por exemplo.

Usando esse último exemplo, imaginemos que a comunidade formada por hotelaria, alimentos e bebidas, agências de turismo, indústria, prestadores de serviços e população se unissem em uma única marca para fomentar a economia local!

Teríamos o escritório de contabilidade (ou advocacia) usando seu conhecimento específico para capacitar a comunidade empresarial, as agencias bancárias promovendo e/ou patrocinando eventos locais, indústrias que buscam regionalizar suas ações de responsabilidade ambiental e social, a população tendo maior conhecimento dos pontos turísticos e tratando o turista com maior amabilidade, gerando a sensação de experiência única ao visitante.

Setores que teoricamente não são ligados diretamente ao turismo fomentariam a economia local e trariam maior confiança para a formação da rede de apoio. Já os setores diretamente ligados – hotelaria, alimentos & bebidas e agências, por exemplo – se uniriam para garantir qualificação do plano turístico, buscariam a capacitação de seus empregados com intuito de baratear os custos em cursos e formação de mão de obra, gerariam conteúdo sobre a localidade e assim também contribuiriam para a circulação de renda.

Assim vemos o que é e como a rede de apoio pode ser bem mais abrangente que as relações comerciais diretas, gerando vantagens a toda uma comunidade local e ganhos diretos e indiretos aos empresários.